25 Agosto 2016

KNIME e Spotfire: a combinação perfeita

Custo vs Retorno

Com o constante acesso a redes sociais e o rápido desenvolvimento de ferramentas analíticas, é possível, cada vez mais, aproveitar a enorme quantidade de informação que prolifera na Internet. As empresas estão constantemente em adaptação a novas tendências e a tirar cada vez mais vantagem da utilização de Big Data para apoiar a procura por oportunidades de negócio e análise de comportamentos de consumo.

Nos últimos anos, as ferramentas de análise e integração de dados disponíveis no mercado registaram uma rápida evolução e a oferta é imensa! A grande maioria deste tipo de ferramentas, apesar de bastante completa, têm também um elevado custo associado. Como podem as empresas tirar proveito da informação e escapar aos elevados custos que lhe estão associados?

Em 2004, a Universidade de Constança, Alemanha, desenvolveu uma ferramenta Open Source, o KNIME, com o principal objetivo de integração, transformação e posterior análise de dados de diversas fontes.

Esta ferramenta não só permite análises on-the-fly, como tem o potencial adequado para executar diversos modelos de análise preditiva, análise de tendências e análises relacionadas com social media. Exemplos destas são a análise sentimental, network mining e content tagging.

Os utilizadores desta ferramenta podem também desenvolver novos recursos adicionais, através daquilo que é o chamado “trabalho comunitário”. Na clássica forma de Open Source, todos têm a ganhar.

Depois de ter os dados estruturados e consolidados, passamos para uma nova preocupação: como podemos mostrar a informação para que esta seja melhor compreendida e dela tirar o melhor proveito?

Dado o valor que as ferramentas de Reporting têm é difícil obter as mesmas por custos acessíveis.

No entanto, dentro da vasta gama de opções que o mercado oferece, existem soluções que primam pela relação qualidade / custo nas enormes vantagens que oferecem, como é o exemplo da ferramenta Spotfire da TIBCO.

Adicionalmente ao custo reduzido associado à instalação desta ferramenta, existe toda uma variedade de funcionalidades que, em conjunto com uma interface bastante intuitiva e uma curva de aprendizagem bastante rápida, fazem desta ferramenta uma justa vencedora. E claro, a sua possibilidade de integração com uma ferramenta Open Source de análise de dados como o Knime, fazem desta solução algo imbatível.

Ao instalar o plugin do Spotfire no Knime, torna-se possível produzir análises numa ferramenta gráfica que, dentro de outras vantagens, inclui highlight de informação específica, cruzamento de dados de diversas fontes, drill down de informação a partir da interação com as visualizações, entre outras.

Juntos, são uma dupla imbatível!

.

.

.

.
.
       Joana Dias
       Consultant