24 Maio 2016

Criar um Dashboard no Cognos Analytics

O novo Cognos Analytics (v11) apresenta diversas mudanças, especialmente no seu layout. Criar dashboads é uma das novas funcionalidades – introduzindo uma opção mais self-service com um simples arrastar de objetos.

Como criar um dashboard?

Para criar um dashboard é necessário importar um ficheiro (pode ser de excel ou csv) ou então criar uma ligação à base de dados. Para esta última é necessário criar um Data Module para conectar as diversas tabelas. Neste artigo irá ser criado um dashboard utilizando um ficheiro excel, pelo que não é necessário criar um data module para o mesmo. O resultado final pretendido será:

Primeiros Passos

Abrir a página Welcome.

 

Importar um ficheiro excel. Clicar no ícone Upload Files e escolher o ficheiro.

Criar um novo Dashboard. Clicar em New posteriormente em Dashboard.

Escolher o Freeform Tabbed como layout.

Importar a fonte de dados para o dashboard. Clicar em “+” nas selected sources e escolher o ficheiro que foi importado previamente.

Dar um nome ao Dashboard. Clicar na “Tab 1” e escrever “Sales”.

Criação da secção dos KPI’s

Ao arrastar uma métrica para o dashboard, o cognos irá criar um KPI automaticamente.

Seleccionar o campo “Sales” e arrastá-lo para o dashboard. É visível que foi criado um somatório automaticamente, para alterar este cálculo clica-se no símbolo de somatório.

Para remover a label do KPI e abreviar os números é necessário ir às propriedades. É através das propriedades que se pode alterar também as cores do texto.

Para adicionar um título, selecciona-se o kpi criado e de seguida no botão pencil.

Criar um KPI para a métrica “Discounts” e “Product Base Magin”, utilizando uma média.

Criação dos Gráficos

Pode-se facilmente arrastar vários campos para o dashboard. De forma automática, o cognos irá criar o gráfico recomendado para os campos seleccionados.

Seleccionar “Sales” + ctrl + “Product container” e arrastar para o dashboard. De forma automática, irá ser criado um gráfico de barras com as colunas seleccionadas.

Ao clicar na seta azul ↗ e posteriormente no ícone gráficos – change visualization – podemos alterar o tipo de gráfico. Neste caso, vamos escolher um Column Chart.

Para ordenar as barras de forma decrescente, selecciona-se as “Sales” que são os valores das barras e posteriormente, no ícone ↓ – Sort.

Para criar um mapa é necessário clicar nas visualizations e escolher o map como gráfico.

Utilizando o campo “Province” como Regions e “Sales” como Region(heat) cria-se um gráfico que mostra o total de vendas geograficamente.

Nas visualizations escolher o gráfico radial bar. Para as categorias, escolher o campo “Ship Mode” e para os valores, escolher o campo “Sales”. Ordenar as “Sales” de forma decrescente.

Nas visualizations escolher o gráfico tree map. Escolher o campo “Product Sub-Category” como nível um e o campo “Sales” como tamanho.

No painel de propriedades seleccionar a opção “Hide Legend” para esconder a legenda do gráfico.

Criação da Tabela

Esta funcionalidade está disponível nas visualizations – Grid.

Arrastar para as colunas os campos “Product Sub-Category” e “Sales”.

Ordenar a coluna “sales” em ordem decrescente.

Inserir uma Imagem

Através do símbolo de Media – Image, adicionar um logotipo.

Inserção de uma nova página

Criar uma nova página e designá-la como “Orders” utilizando o símbolo presente no topo da página.

Alterar a cor de fundo do Dashboard

Esta opção encontra-se no painel das propriedades. Escolher a cor branca.

Este tutorial está disponível também em versão vídeo.

Para ter acesso ao ficheiro excel utilizado, contacte-nos.

 

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      Rita Ramos
       Consultant