Caso de Estudo

Lipor

A Empresa

A Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos oito municípios do Grande Porto. A Lipor trata, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos, produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes. O objetivo da empresa é conceber, adotar e implementar soluções sustentáveis de gestão de resíduos, tendo em consideração as necessidades dos seus parceiros e das comunidades.

Desafio

A Lipor, inicialmente, dispunha de vários indicadores operacionais e de origem financeira que precisavam de ser calculados de forma sistemática e regular, durante o menor tempo e esforço possível. Desta forma a empresa, necessitava de implementar uma solução de análise e reporting, que lhe permitisse melhorar, em qualidade e quantidade, a informação de gestão apresentada internamente.
O projeto tinha assim como alvo a informação relativa às pesagens, sendo que o seu principal objetivo passava pela integração de dados de um conjunto de tabelas, provenientes dos sistemas fonte de pesagens (PSG) e do centro de valorização orgânica (CRM) num Repositório único.

Benefícios

Com a implementação deste sistema, a Lipor passou a conseguir obter, com maior rapidez e de forma automática, a análise dos diversos indicadores. No entanto, a grande mais-valia, foi conseguir analisar e perceber de que forma o negócio está a ser conduzido e a sua evolução temporal. De referir que antes desta implementação, os técnicos despendiam mais de 70% do seu tempo a produzir toda a informação e 30% a analisá-la. Atualmente, após a implementação da solução de Business Intelligence, os técnicos passaram a focar-se na análise dos dados, que é aqui que podem acrescentar um valor significativo para a empresa.

Solução

Durante a etapa de integração dos ficheiros no Repositório Central, os dados foram limpos, transformados e enriquecidos com alguma informação e regras de negócio não existentes nos sistemas de origem. Foram também desenvolvidos metadados de negócio na ferramenta de exploração que permitiram aos utilizadores da Solução, de forma user-friendly, executar relatórios pré-definidos ou queries ad-hoc, sem que tenham conhecimento quer do modelo de dados subjacente, quer de linguagem informática.
Visto que estes sistemas são orientados aos conceitos de negócio, irão permitir aos seus utilizadores serem independentes e autónomos da informática na exploração da informação contida no Repositório. Esta solução assentou numa base sólida, por forma a permitir a sua evolução futura para uma solução global de Suporte à Decisão.

Testemunhos